Meus queridos! Hoje conto duas histórias num post só ok? A primeira se chama
Mexicano, Espanhóis e os Pelados e a segunda
Viagem a Lisboa. Boa leitura!
Fotos completas deste blog em http://picasaweb.google.com/luti.na.italia
Vídeos completos deste blog em www.youtube.com/luticoelho
Mexicanos, Espanhóis e os Pelados
Trabalho atendendo o mercado Fiat de Portugal. Antes de mim trabalhava um rapaz chamado Paulo Paiva, português, muito querido, que me ensinou bastante do trabalho antes de partir. E é disso que quero falar aqui, sua partida. Ele comemorou e despediu-se numa janta num restaurante mexicano chamado El Centenario, aqui perto do centro de Torino. Lugar muito agradável, colegas divertidos, comida bacana. Eu acabei tomando sozinho um litro de cerveja vermelha duplo malte, então percebe-se que estou meio alegrinho nas fotos hehe.
Mas falando em comida bacana...
Convidado pelo meu colega espanhol Jesus Canovas a comer um hamburguer, fui até a casa de alguns espanhóis, aqui em Torino mesmo. Apartamento gigante, uma quadra linda, vista para os Alpes... mas nada se comparou aos dois elementos chave da noite: caipirinha e hamburguer. Eu preparei caipirinha pro pessoal, do modo brasileiro, não do modo ruim como se faz aqui na Itália. Aqui eles usam açúcar de cana, marrom, que não dissolve bem, não amassam o limão, apenas cortam fatias e largam lá, não usam gelo grande, mas sim gelo picado, que acaba vindo junto com o açúcar quando tu chupa, e pra finalizar, não mexem a mistura. Mas a minha ficou muito boa. O hamburguer foi feito com carne, maionese, peito de frando, presunto, queijo e alguma salada. MAS OLHA O TAMANHO DO HAMBURGUER! Foi sensacional e muito gostoso. Foi a coisa mais próxima do nosso grotesco xis do speed que eu comi aqui.
No outro dia, combinei de encontrar meu amigo holandês Ashley para vermos o jogo Ing x Eua, tirar umas fotos, comer num aperitivo bom, enfim... fomos a um aperitivo chamado Millis, ambiente muito aconchegante, gente bonita, jogo na tela. Chegamos no meio do jogo das 16:00, que nem lembro qual era, reservamos mesa para o jogo das 20:30, e fomos dar uma volta. Neste momento, fomos supreendidos por uma manifestação em prol de um trânsito mais limpo, ou seja, menos uso de carro e mais de outros transportes. Aqui tem muito carro. Vejam que linda a forma de manifestar-se contra ou a favor de algo por aqui =D.
Viagem a Lisboa
Viagem a Lisboa. Isso mesmo! No início desta semana estive em Lisboa, a trabalho, mas deu pra curtir um pouco a cidade. Talvez este post fique um pouco longo, mas ninguém tá pagando pra ler mesmo! =D
Tudo começa com uma pequena percepção de como é ser chique: uma Mercedez Evo novinha me pega em casa para me levar ao aeroporto, com direito a abrir a porta, sentar atrás e tudo mais... calma calma, consegui manter minha humildade! =D
Apesar da ponte ser um pouco longa: Torino - Frankfurt - Lisboa, o voo foi bom, e a chegada em Lisboa, linda demais... o por-do-sol visto la de cima, sobre a foz do Tejo, meu deus, e minhas baterias da camera acabando! Que injustiça!
Bom, fui pro hotel, que era muito bem localizado, no domingo à noite. Segunda demanhã fui para a Fiat Portugal conhecer aqueles para quem eu realmente trabalho. De pronto percebi uma coisa: português, sobretudo relativo a Brasil, coloca-se em superioridade. Realmente algo difícil de lidar. A Mel pode confirmar pra vocês este pouco de preconceito, né Mel? =)
O almoço na segunda-feira foi sensacional. Um restaurante mexicano na beira do Tejo, um lugar lindo de morrer... saudades da praia! Neste local, me dei conta que as portuguesas são muito bonitas! Ou pelo menos as que eu vi lá!
Após uma tarde de trabalho, fui jantar um bacalhau com vinho verde (pra ti essa Kuba!) em frente ao monumento que marca simbolicamente o ponto de partida daqueles que guardam nosso ouro. A janta estava muito boa, o lugar estava muito bonito, um clima muito bom para se experimentar o famoso pastel de belém! Muito bom! Depois disso meu amigo Paulo me levou pra conhecer a região da Expo - aquela feira dos países que ocorre de vez em quando num certo país. Em Portugal foi em 1998, e ajudou a recuperar aquela zona da cidade. Lá tem um restaurante chamado Chimarrão! Sim, servem rodízio. Mas nem me animei a saber o preço hehe.
Na terça-feira cedo fui de taxi ao trabalho. Após uma manhã normal de trabalho, fui almoçar com meu chefe num restaurante pequeno, onde comemos algo que se pode chamar de "escondidinho de bacalhau" e camarões gigantes cozidos. Aqui eles comem eles frios, gelados, diferente do nosso
ao bafo. Quando a tarde de trabalho terminava, tivemos o evento de lançamento da Giulietta (sim, carro na Itália é feminino, logo da fiat em Portugal também). Havia drinks e etc, e após eu retornei ao hotel.
Me dei ao luxo de descansar na banheira até o horário da estréia da seleção canarinho. Desci ao lobby do hotel, assisti ao primeiro tempo, e para o intervalo pedi uma Paella de Mariscos e Vinho Rosé. Pessoal... lembrem-se de comer isso quando forem a Lisboa. Muito bom, tanto o prato quanto o vinho! O vinho era bom e abundante, de forma que fiquei bebinho bebinho hehe. Nestas condições, pedi ao rapaz do bar para me mostrar no mapa onde eu podia encontrar brasileiros para comemorar. Foi então que ele me disse: "Desças esta avenida, pois, a Liberdade, e no fim pegues a direita, subas e estarás no Bairro Alto. Deves encontrar alguns por lá". A descida da Liberdade deixo vocês imaginarem por fotos.
No fim dela, encontrei um coreano chamado Kevin, que estava de mochilão pela Europa. Subimos juntos ao bairro alto, sempre encontrando brasileiros no caminho. Enfim chegamos a um bar onde fiz algumas amizades, principalemente com o Felipe, de ES, e a Leila (Laila?), de SC. Após curtir a noite por lá, eles me disseram que tinham jogo de futebol mmarcado para as 01:00!!! Pegamos o trem para chegar até a casa deles, pegar as coisas e ir pras quadras. As gurias, namoradas dos caras, também jogavam entre elas, no fim as 3 quadras do lugar eram só de brasileiros.. numa terça! Na saída, o dono do lugar, também dono dum carrinho chinelão lá, deixou a gente tirar fotos no coitado do veículo...
Quarta-feira acordei, fiz a mala e zarpei para o aeroporto. Após atrasos, corridas, Espanha perdendo na copa, conversas em diversas línguas, cheguei de volta a Torino, onde a Mercedez Evo (lembra, aquela do início) me esperava.
Beijos e abraços a todos!